Pular para o conteúdo

O que fazer em Arraial do Cabo

O mar, com seus tons entre o azul e verde, é a grande estrela de Arraial. Arraial é conhecida como o Caribe brasileiro. E a fama se confirma a cada praia visitada. Ao todo, são oito pequenas porções de paraíso disponíveis para deleite dos amantes de sol e mar. Tem praia para todos os gostos! Foto: Prainhas do Pontal do Atalaia por Monique Renne – Melhores Destinos

Além das praias de Arraial serem maravilhosas, o passeio de barco também é imperdível! Um dos motivos para fazer o passeio ser imprescindível: esta é a única maneira de conhecer a Praia do Farol, uma das mais lindas do país e principal atração de Arraial do Cabo. O passeio tem duração de 3h a 4h. O roteiro inclui, além da Praia do Farol, a Gruta Azul, as Prainhas do Pontal do Atalaia e a Praia do Forno. Os barcos partem da Praia dos Anjos

Arraial do Cabo não é conhecida apenas como o Caribe brasileiro, mas também como a Capital Brasileira do Mergulho. A variedade de vida marinha, aliada à excelente visibilidade, torna Arraial um destino de altíssima qualidade para a prática do mergulho, seja de snorkeling, seja de profundidade. E nem é preciso ser expert no assunto.

Além do mergulho, outros esportes também encontram condições ideais em Arraial do Cabo. Na Praia Grande e na Praia Brava, o mar agitado e o vento forte atraem especialmente praticantes de kitesurfe e surfe. Já para os que preferem dar uma volta no mar com uma prancha de SUP, as boas pedidas são a Prainha, a Praia do Forno e as Prainhas do Pontal do Atalaia

Para completar o passeio, conheça o Museu oceanográfico do Instituto de Estudos do Mar Almirante Paulo Moreira. Localizado na Praia dos Anjos, ele é uma boa referência para conhecer mais a fundo sobre o mar de Arraial. 

Conheça as praias de Arraial do Cabo!

Praia do Farol

Praia do Farol – Foto: Monique Renne / Melhores Destinos

Grande estrela de Arraial do Cabo, a Praia do Farol é uma das mais belas de toda a Região dos Lagos e, sem exageros, de todo o Brasil. Ela ganhou fama especialmente por ter sido classificada pelo INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) como uma das mais perfeitas praias do país, seguindo critérios de pureza da água, qualidade da areia e paisagem.

Por ser área de proteção da Marinha do Brasil, a praia tem acesso limitado. Para ir até lá, é preciso pegar um dos passeios autorizados e apenas 250 visitantes podem permanecer na Praia a cada 45 minutos.  A cor da água e transparência são impressionantes! No local é possível ver golfinhos, tartarugas, arraias e até orcas passando pela região.

Prainha

Prainha – Foto: Monique Renne / Melhores Destinos

A pequena enseada, localizada entre os morros do Mirante e do Forno, oferece mar colorido e calmo, areia fina e muito agito! Por ser excelente para banho e ter o acesso muito fácil, a Prainha atrai um grande número de frequentadores, especialmente nos finais de semana. 

O canto direito da praia (de quem olha para o mar) é sempre mais movimentado. Por lá, existem vários restaurantes, uma feirinha de roupas, quiosques com muitas opções de petisco, cadeira e guarda-sol para aluguel, além de caiaques e pranchas de stand up paddle.  Já no canto esquerdo, prevalece a paz e tranquilidade de uma praia praticamente deserta.

Praia do Forno

Praia do Forno – Foto: Monique Renne / Melhores Destinos

A Praia do Forno é um dos principais cartões de Arraial do Cabo. O colorido da água na enseada e a faixa de areia branca cercada pela exuberante vegetação formam um cenário digno de muitas fotos. A praia também atrai quem gosta de mergulho ou pratica snorkeling.

O caminho até a praia só pode ser feito a pé ou de barco. A trilha, apesar de ter uma subida puxada, pode ser percorrida em menos de 20 minutos e sem grandes sacrifícios. Ao terminar a subida, os visitantes se deparam com um mirante que permite uma vista paradisíaca da cidade.

A Praia do Forno tem aproximadamente 500 metros de extensão. A ponta direita é repleta de bares, carrinhos de comida e aluguel de caiaques. Mas basta caminhar um pouco mais até o final da faixa de areia para poder curtir a Praia do Forno quase sem ninguém.

Praia do Pontal

Praia do Pontal – Foto: Monique Renne / Melhores Destinos

A Praia do Pontal é a primeira de Arraial do Cabo. Ela está bem escondida e quem chega à cidade pela estrada não consegue enxergá-la. Exatamente por isso, a Praia costuma ser muito tranquila.

O acesso à praia é por uma pista de terra, logo depois do pórtico de entrada da cidade. A praia não oferece muita infraestrutura. Há alguns barracões de pescadores onde é possível comprar bebidas, gelo e comidas básicas. 

A praia tem uma faixa de areia, branca e fina, a perder de vista. O mar é bem azul, muito limpo e mais gelado que as praias de mar fechado de Arraial. Por isso, prepare-se ao entrar na água.

Prainhas do Pontal do Atalaia

Prainhas do Pontal do Atalaia – Foto: Monique Renne / Melhores Destinos

As Prainhas ficam localizadas no Morro do Pontal do Atalaia e têm esse nome por serem compostas de duas praias. Quando a maré está baixa, elas se unem na mesma faixa de areia e formam apenas uma praia.  

A escadaria que dá acesso às Prainhas do Pontal do Atalaia parece levar ao paraíso. Do alto do morro, o que se vê é um cenário paradisíaco. A descida é íngreme, com muitos degraus. Não há nas Prainhas uma boa infraestrutura de restaurantes ou quiosques. Vendedores montam barracas de acordo com o movimento.

A água nas Prainhas é sempre calma e muito transparente, e a temperatura da água está entre as mais agradáveis da cidade. Dependendo da hora do dia, da corrente, da presença de sol e de muitos outros fatores, a cor da água poderá transitar entre o verde o azul.

A areia é branquinha e muito fina, cercada por rochas e pelo verde da vegetação. No canto direito da praia, uma pequena gruta, conhecida como Gruta do Amor, faz a felicidade de quem busca um belo cenário para fotos. A abertura da gruta permite lindas imagens, com o mar de Arraial ao fundo.

Praia dos Anjos

Praia dos Anjos – Foto: Monique Renne / Melhores Destinos

O visual da Praia dos Anjos atrai pelo bucólico conjunto de barcos, de onde partem os tours que levam os visitantes para conhecer a sonhada Praia do Farol. A praia, apesar de não ser a mais indicada para banho, certamente está entre as mais importantes e movimentadas da região.

Foi na areia da Praia dos Anjos que Américo Vespúcio aportou em 1503 para dar início à colonização da região. Ali foi erguida a Igreja Nossa Senhora dos Remédios, onde aconteceu a primeira missa fechada do Brasil. A igreja permanece no local até hoje. 

Para quem deseja ver um lindo nascer do sol, o melhor ponto da cidade para tal apreciação é a Praia dos Anjos. O amanhecer ganha lindos contornos com os barcos que parecem dançar sobre a água enquanto o céu muda de cor. 

Praia Grande

Praia Grande – Foto: Monique Renne / Melhores Destinos

A Praia Grande chama a atenção pela longa faixa de areia que, além de extensa, é bem larga. Ela oferece tanto um trecho com grande infraestrutura quanto outro totalmente deserto. Bom para todos os gostos! 

O início da praia é marcado por calçadão, bons restaurantes, grandes quiosques, opções para aluguel de cadeiras e guarda-sóis. Ao longo da faixa de areia urbanizada, há muitas opções de estacionamento. 

As ondas de mar aberto atraem os surfistas que enfrentam a água gelada da Praia Grande em belas manobras. A má notícia é que a temperatura da água, em alguns períodos do ano, pode atingir inacreditáveis 8°C.

A Praia Grande é famosa também pelo lindo final de tarde, de onde se vê um dos melhores momentos de pôr do sol da cidade. Na dúvida entre curtir o entardecer no Pontal do Atalaia ou na Praia Grande, o ideal é experimentar os dois!  

Praia Brava

Praia Brava – Foto: Monique Renne / Melhores Destinos

A Praia Brava é uma das praias mais difíceis de ser visitada em Arraial do Cabo. O acesso é limitado a apenas uma trilha e o grau de dificuldade é alto. A trilha tem início no topo do Pontal do Atalaia e não é aconselhável percorrê-la em dias de mau tempo porque o risco de acidentes na descida é grande. Alguns degraus foram construídos para facilitar o acesso.

Ela está entre as prediletas de surfistas da região, é muito bem preservada e está quase sempre vazia. Dependendo da época do ano e do horário do dia, a maré encobre a faixa de areia da praia — que tem apenas 200 metros de extensão. O pôr do sol é um dos mais belos da cidade. Não há quiosques ou qualquer vendedor ambulante na Praia Brava.

Conheça Arraial do Cabo – O Caribe Brasileiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Traduzir